A Minha Ave Precisa Tomar Banho de Sol?

Sim, a falta ou ausência dos raios solares diminui a síntese e absorção orgânica de vitamina D3 no organismo, levando a uma série de alterações ósseo-metabólicas como as osteomaláceas (raquitismo e osteodistrofia fibrosa) onde o osso se torna mole e quebradiço, além de alterações circulatórias do metabolismo do cálcio orgânico que em níveis abaixo do ideal no sangue podem levar a convulsões.

O período mínimo de exposição de raios U.V.A e U.V.B diário é cerca de 15 a 20 minutos, podendo se estender de acordo com a necessidade da ave. Os cuidados básicos são os horários de exposição, onde o ideal é o sol da manhã entre 9h e 10h e tomar cuidado com a exposição no verão em regiões muito quentes como norte, nordeste e centro-oeste do país.

Essa exposição não precisa ser no sol, o mormaço como é chamado em dias nublados já é o suficiente para realizar esse aporte diário dos raios ultravioletas, mas esses raios não podem sofrer interferências de vidro de janela, plástico ou acrílico. A incidência deve ser direta ao ar livre para uma correta absorção dos raios.

Dr Fabiano Freitas Galhardo
Médico Veterinário Especialista em Aves e Pets Exóticos

Ps: Gostou deste Artigo? Envie Sugestões para os próximos.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *